terça-feira, 24 de julho de 2012

RH – Desenvolvimento Organizacional

A área de Desenvolvimento de Pessoas, no RH, como o próprio nome diz, é responsável por construir ferramentas e metodologias para que as pessoas se desenvolvam, dentro da estratégia da empresa.
O termo desenvolvimento é muitas vezes confundido com treinamento. Treinamento faz parte do desenvolvimento, mas não é apenas treinamento que desenvolve um ser humano.
Podemos resumir desenvolvimento como um ser humano sair de um ponto “A” para um ponto “B”, sendo o ponto “B” melhor que o ponto “A”, ou seja, houve crescimento, mudança de patamar, etc.
A área de Desenvolvimento de pessoas é responsável pelos temas:

Cultura e Valores: criar ferramentas, metodologias, processos e projetos para que os funcionários se desenvolvam dentro dos valores ou cultura da empresa, ou seja, para que as ações praticadas correspondam ao que foi escrito no papel.
Avaliação de Desempenho:
metodologia que avalia os funcionários em relação aos resultados e à forma como os resultados foram alcançados (valores/competências/comportamentos). Além de avaliar, estão inseridos os pontos mais importantes como o feedback, para que cada funcionários saiba de forma transparente como a empresa o enxerga, e, o Plano de Desenvolvimento, com base no feedback o funcionário defina um Plano de Ação para sair do seu ponto “A” para o “B”.
Treinamento: treinar os funcionários tecnicamente, dentro de determinados conhecimentos e competências corporativas ou específicas para a função. Algumas empresas definem que o RH conduz apenas os treinamentos corporativos, outras que seja responsável por todos os treinamentos. No segundo caso, as empresas podem optar por ter uma Universidade Corporativa ou que todo o orçamento de treinamento esteja centralizado em RH. Outras empresas destinam uma equipe exclusiva para essa área e ela se separa da área de desenvolvimento.
Gestão de Talentos: programas de desenvolvimento para novos profissionais, através de programas corporativos de estagiários ou trainees. Foco em pegar uma pessoa “crua” para desenvolvê-la dentro da cultura da empresa e, depois, tecnicamente. Algumas empresa possuem, também, uma área para gestão dos talentos internos, profissionais de alta performance, que possuem um programa diferenciado.
Agora, uma questão muito importante, um princípio para que essa área (e as outras de RH) alcance seus objetivos é a diferenciação.

Pessoas são diferentes e por isso não podem ser reconhecidas como se fossem todas iguais. Um grande desafio dessa área é desenvolver processos e metodologias que consigam diferenciar os resultados e atitudes das pessoas, para construir um Plano de Desenvolvimento Individual.

Um comentário:

  1. Parabéns!Gosto muito da área, sou do Departamento pessoal,adoro a legislação trabalhista e toda área que envolve desenvolvimento organizacional,gestões etc.

    ResponderExcluir