terça-feira, 24 de julho de 2012

RH – Área de Consultoria Interna

A Consultoria Interna de Recursos Humanos (HR Business Partner) é um modelo que visa uma atuação mais estratégica, aproximando o RH das áreas de negócio.
Eram dois os principais objetivos: de um lado, garantir excelência na gestão de pessoas, possibilitando o acesso às estratégias e ferramentas de RH de um modo mais aplicável e customizado para as necessidade de uma área específica da empresa. Por outro lado, aproximar a área de RH da estratégia e das necessidades de cada área de negócio, tornando os profissionais de RH focados no negócio trazendo uma verdadeira inovação nas estratégias e processos RH, antecipando tendências de maneira efetiva e com impacto real no resultado.
O modelo e o funcionamento é conceitualmente bem simples.
A diretoria de RH se estrutura em áreas de expertise, como: treinamento, desenvolvimento, seleção, remuneração, benefícios, etc. Essas áreas ficam responsáveis por definir as políticas e processos de gestão de pessoas. Essas áreas não implementam as ações e projetos.
A área de Consultoria Interna, se estrutura com profissionais alocados nas áreas de negócio. Esses profissionais são responsáveis por entender a estratégia e principais objetivos da área e implementar os processos e ferramentas de gestão de pessoas, de forma customizada. Além disso, trazem para dentro do RH as demandas das áreas e, em parceria com as áreas de expertise, propõem inovações para melhorar a atuação e as estratégias de RH.
É essencial ter processos e políticas de RH bem definidas, para que os consultores internos garantam que os princípios e regras de gestão de pessoas não se diferenciem de uma área para outra, nem da estratégia traçada por recursos humanos.
Os profissionais que trabalham como Consultores Internos precisam ser experientes nos subsistemas de RH ou em gestão de pessoas. A área é formada por pessoas que tinham trabalhado em todos os subsistemas de RH ou por pessoas das áreas de negócio que tinham bom perfil de liderança e afinidade com as ferramentas de gestão de pessoas.
A carreira nessa área é muito interessante. Dá a oportunidade de vivenciar e conhecer a fundo a estratégia da empresa, e, ao mesmo tempo, colocar em prática os conhecimentos de gestão de pessoas, mesmo sem ter um equipe subordinada.
Você vive dia a dia a gestão de pessoas, e trabalha de perto com o diretor da área na construção de sua equipe (define estrutura organizacional, os cargos, grades, etc), desenvolve as lideranças (coaching, treinamento, avaliação de pessoas, feedback), implementa projetos de RH (todos os subsistemas), além de ser uma referência em gestão de pessoas para aquela área, assistindo o desenvolvimento das pessoas de perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário